Em 2007 a Igreja Presbiteriana Luz do Mundo completou 10 anos e o seu Conselho decidiu aprovar um projeto de plantação de igreja na região do Arpoador, onde já existia um Pequeno Grupo de estudos bíblicos na casa do casal Pereira e Cecília. O projeto havia sido encaminhado pelo Pr. Clinton César, que, juntamente com a sua família, estava se mudando de Campos para o Rio de Janeiro. Logo depois, a Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, a Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera, em Campinas (SP), e, um pouco mais tarde, a Mustard Seed Foundation, também acreditaram na idéia e entraram como parceiros no projeto de plantação de igreja, que se iniciou em janeiro de 2007.

De fevereiro a maio de 2007, o casal Clinton e Juliana promoveu reuniões semanais na sua residência, agregando um grupo base inicial. Em 20 de maio de 2007, a Comunidade realizou seu primeiro culto público, no então Hotel Luxor Regente (hoje Golden Tulip Regente), em Copacabana, onde se reuniu por três anos. No final de 2009 uma grande porta se abriu para a Comunidade, através de um amigo que participava do Grupo de estudo bíblico na casa do casal Pereira e Cecília. Ele comprou e alugou para nossa Comunidade um antigo teatro, que ficava há três quadras do hotel onde já nos reuníamos. Depois de alguns meses de reforma e adaptação, com a ajuda que chegou da Spanish River Church (igreja parceira na Florida/EUA), o primeiro culto no espaço definitivo aconteceu no dia 16 de maio de 2010.

Em 20 de novembro de 2010, a Comunidade Presbiteriana Libertas foi oficialmente organizada como uma igreja presbiteriana pelo Presbitério do Rio de Janeiro. Hoje, somos um grupo de aproximadamente 130 pessoas que se reúne aos domingos e durante a semana.