A liderança principal da Comunidade Presbiteriana Libertas é o Conselho, que é formado pelos presbíteros e pelo pastor ou pastores da igreja. Há também a Junta Diaconal e líderes de Ministérios específicos como Música, Mídia, Recepção, Pequenos Grupos e Missões.

A Igreja foi plantada pelo Pr. Clinton Sathler Lenz César, que a pastoreou por 10 anos (2007-2016). Atualmente (2017-2018) a Igreja tem sido pastoreada interinamente pelo Pr. Éber Magalhães Lenz César, ministro jubilado da Igreja Presbiteriana do Brasil e pai do Pr. Clinton. Estamos em processo de sucessão pastoral.

Pastor: Clinton César – Pastor Efetivo

O Rev. Clinton  é pastor ordenado da Igreja Presbiteriana do Brasil. Nascido e criado numa família de pastores presbiterianos, desde a adolescência já exercia liderança nas atividades da juventude. De 1994 a 2002 participou ativamente da plantação e consolidação da Igreja Presbiteriana Luz do Mundo, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, auxiliando o pai, o Rev. Éber César. Teve sua formação acadêmica em teologia no Seminário Teológico Presbiteriano do Rio de Janeiro, formando-se em  junho de 1999.

Em 1997, ainda como seminarista, casou-se com Juliana, que tem formação na área de Biologia e, por alguns anos, trabalhou como Engenheira Ambiental da Petrobras. Juliana também tem talentos e dons na área do Ensino e da Música. Participou da 51ª equipe missionária de Vencedores por Cristo e tem atuado na elaboração de currículos, lições e apostilas de escola bíblica. O casal tem três filhas: Gabriela, de 16 anos, Rebeca, de 13 anos, e Melissa com 03 anos.

Entre dezembro de 2002 e dezembro de 2006, o casal morou em Campos dos Goytacazes (no norte fluminense), onde pastoreou a Igreja Presbiteriana de Guarus.

Em 2006, o casal participou da Avaliação a Treinamento para Plantadores de Igreja do CTPI (Centro de Treinamento para Plantadores de Igreja) e em janeiro de 2007, a família mudou-se para o Rio de Janeiro para iniciar a plantação da Comunidade Presbiteriana Libertas, em Copacabana.

Pastor: Éber Magalhães Lenz César

O Rev. Éber Lenz César foi ordenado pastor em janeiro de 1966. Pastoreou as seguintes igrejas: Igreja Presbiteriana de Viçosa, MG (1966-1969), Igreja Presbiteriana de Carangola, MG, Igreja Presbiteriana das Graças, em Recife, PE (de 1977-1982), Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá, MG (1993), Éber e Márcia-OKIgreja Presbiteriana Central de Uberlândia, MG (1984-junho/1986), outra vez Igreja Presbiteriana das Graças, Recife, PE (junho/1986-dezembro/1993). Em janeiro de 1994, a convite da Igreja Presbiteriana do Rio, mudou-se para o Rio de Janeiro com a missão de plantar uma nova igreja nos bairros de Flamengo e Laranjeiras. Essa nova igreja, chamada Igreja Presbiteriana Luz do Mundo, foi organizada (tornada independente financeiramente e estruturada) no prazo estipulado de 3 anos, e foi pastoreada pelo Rev. Éber por 17 anos. Mesmo jubilado, o Pr. Éber ainda pastoreou a Igreja Presbiteriana do Bairro Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro (2010-2013), e, por fim,  a Igreja Presbiteriana Libertas.

Em 1975 e 1976, o Rev. Éber esteve na África do Sul, a convite da Igreja Reformada Holandesa naquele país, plantando um Igreja Reformada em Nelspruit, nordeste do país. Em 1976, pregou o evangelho e levou ajuda humanitária quase semanalmente aos milhares de portugueses angolanos que se refugiaram na África do Sul, nas imediações de Johannesburg e Pretória.

O Rev. Éber é casado há 52 anos com Márcia Sathler Lenz César, muito participativa em seu ministério. O casal tem três filhos e quatro netas. Os filhos são Cláudia, Clinton e Benjamim. Estes dois são pastores, pela graça de Deus.

Presbíteros:

• André Sanches Galdeano